Participantes ao debate “Raio X” defende mais diálogo para efectivação da verdadeira reconciliação nacional: País assinala amanhã 19 anos do calar das armas.

 Participantes ao debate “Raio X” defende mais diálogo para efectivação da verdadeira reconciliação nacional: País assinala amanhã 19 anos do calar das armas.

O antigo director da ONG “Open Society Angola”, Elias Isaac, afirmou que falta mais diálogo para a verdadeira reconciliação nacional.

Em declarações este sábado no programa de debate desta rádio “Raio X” que reflectiu sobre os 19 anos de Paz que se comemoram amanhã e o processo de reconciliação nacional, Elias Isaac que manifestou repudio ao ambiente pré-eleitoral que vive no país marcado com actos de insultos e acusações entre militantes dos principais Partidos Politicos nacionais, disse que, apesar de existir uma Comissão em memória as vitimas dos conflictos politicos, a reconciliação nacional não avança por não ter sido feita na base do perdão a semelhança  do que aconteceu na áfrica do Sul.

RD: Elias Isaac.

Já, a Presidente da LIMA, organização feminina da UNITA, Helena Bonguela, disse que contrariamente ao que se tem especulado, a reconciliação nacional no exercito também nao está concluida devido a existência de um grande número de ex-militares não inserido na caixa de segurança social.

Para a dirigente da LIMA, é preciso mais diálogo para efectivação da reconciliação nacional.

RD: Helena Bonguela.

Por sua vez, o Jurista Willian Tonet, condenou os ataques racistas contra o líder da UNITA e pediu basta a essas iniciativas por entender que as mesmas comprometem a reconciliação nacional.

RD: Willian Tonet.

Participantes ao debate “Raio X” defende mais diálogo para efectivação da verdadeira reconciliação nacional: País assinala amanhã 19 anos do calar das armas

admin 2

Related post